top of page
  • Foto do escritorSuno Engenharia

Qual sistema de energia solar fotovoltaica é mais adequado para você?

Você está procurando fontes de energia alternativas, eficientes e com ótimo custo-benefício, e ainda não conhece os principais tipos de energia solar fotovoltaica?


Essa é a hora de entender melhor sobre esse assunto, para saber qual é o caminho ideal para seguir quando você decidir aplicar um sistema fotovoltaico.


Lembre-se: quando chegar a hora de dar esse passo, procure sempre especialistas para te auxiliarem em tomar a decisão perfeita!



Tipos de energia solar fotovoltaica: viabilidade


Tais sistemas produtores de eletricidade estão ganhando cada vez mais adeptos no Brasil por oferecerem, independentemente de onde forem instalados, diversas vantagens, incluindo, principalmente, uma chocante redução de custos a longo prazo.


Porém, para entender a viabilidade de um projeto que envolve a instalação de painéis solares, é necessário, primeiramente, conhecer as opções disponíveis no mercado e analisar qual delas é a melhor.


Ou seja, os sistemas fotovoltaicos podem ser aplicados em quaisquer tipos de imóveis, sejam eles casas residenciais, prédios comerciais e/ou até mesmo galpões industriais.


Para você entender qual é a opção ideal, vamos te apresentar os 3 principais tipos de energia solar fotovoltaica e abrir o jogo sobre as vantagens e desvantagens existentes.


Desmistificando os 3 principais tipos de sistemas de energia solar fotovoltaica!


À primeira vista, você pode ter uma percepção superficial de certa complexidade para entender esse tema.


Mas é muito mais simples do que parece!


Basicamente, os sistemas fotovoltaicos são divididos em três tipos:


● Conectados à rede (on-grid) - Não necessitam de baterias, são interligados diretamente a rede da concessionária;

● Isolados (off-grid) – São sistemas isolados da rede da concessionária, utilizam baterias para armazenamento da energia gerada;

● Híbridos - Uma mistura dos dois sistemas mencionados anteriormente.


Mas… o que isso quer dizer de fato?


Os sistemas on-grid (na rede) estão ligados à rede pública de distribuição. Isto é, quando a produção de energia é limitada, o sistema utilizará a rede da distribuidora. Já em momentos em que a produção é maior do que a capacidade de utilização, o excedente é transmitido para a rede pública, transformando-se em créditos para os usuários.

Os sistemas off-grid são similares, mas com uma alteração crucial: ao invés de receberem e enviarem energia para a rede de distribuição, são usadas baterias próprias.

Enquanto isso, os sistemas híbridos são conectados à rede elétrica (on-grid), como também são integrados com um sistema de armazenamento de energia (off-grid).


A SUNO é 100% ON-GRID!


Agora que você já conhece os 3 principais tipos de energia solar fotovoltaica, precisamos esclarecer alguns fatores extremamente importantes!


Como nós, da SUNO, pensamos sempre em entregar para nossos usuários o que há de melhor na atualidade, trabalhamos 100% com sistemas on-grid.


A razão principal que explica esse posicionamento é o fato de que mesmo que os outros sistemas (off-grid e híbridos) possam ser aplicados, ainda existem gargalos que limitam os resultados colhidos pelos usuários, como:


● Altos custos;

● As baterias atuais tem vida útil limitada e prejudicam o meio ambiente;

● Como o usuário não está conectado à rede da concessionária, em caso de condições climáticas adversas, o cliente pode ficar sem energia por alguns momentos;


Sendo assim, utilizamos o sistema on-grid (o usuário continua conectado à rede da concessionária).


Isso quer dizer que toda a geração é feita durante o dia e a energia excedente é injetada na rede da concessionária, se transformando em créditos que serão utilizados em horas que não estão ocorrendo a geração de energia (à noite, por exemplo).


Além disso, variações relacionadas às estações do ano também são impactantes. Por exemplo: no verão é gerada mais energia, através de nossos sistemas, para suprir o período de inverno, pois notamos dias mais longos na primeira estação mencionada, e noites mais longas na segunda.


Toda a nossa estrutura é projetada para evitar os gargalos que mencionamos, assim como para atender variadas condições especiais.


Já sabe qual dos tipos de energia solar fotovoltaica instalar?


Agora, você tem em suas mãos tudo o que precisa saber para aproveitar todos os benefícios da conversão de luz solar em energia elétrica, de forma limpa e sustentável!


A SUNO pode ajudar você a ter esses benefícios! E aí, quer se tornar solar também?

14 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page